Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Colchão ortopédico: a escolha acertada?

Compartilhe este conteúdo:

O termo colchão ortopédico é muito usado no mercado, mas será que percebemos o seu real significado de forma a que não sejamos influenciados a comprar algo relativamente standard a um custo mais alto?

Um colchão ortopédico, como o nome sugere, foi especialmente desenvolvido para dar suporte às articulações, costas e corpo. O desenvolvimento de produtos através do estudo da biomecânica afirma que os colchões ortopédicos:

  1. Maximizam o suporte – Através do fornecimento de uma superfície mais firme do que a de um colchão standard.
  2. Distribuição do peso – Espalha a pressão pelo corpo e não pelos principais pontos de contacto.
  3. Correto alinhamento da coluna – Apesar de poder ser argumentado de que se trata mais de proporcionar uma boa postura durante o sono.

Um colchão ortopédico é muito mais firme do que um colchão standard, mas com suporte adicional fornecido para as áreas usuais de dor ou de deformidade, ou seja, o pescoço, ombros, costas ou pélvis.

O que pode não saber é que um colchão anti-escaras ou preventivo de úlceras por pressão pode fazer tudo isso e muito mais. Um colchão anti-escaras pode ser mais benéfico, especialmente se passar muito tempo na cama devido a uma doença incapacitante.

Analise o quadro e veja qual dos colchões vai ao melhor encontro das suas necessidades.

Colchão ortopédico         Colchão anti-escaras
Pode ser usado nas camas normais? S N
Pode ser usado em instituições/ hospitais? N S
Distribui a pressão? N S
Distribui a temperatura? N S
Reduz a humidade? N S

 

Apesar de um colchão preventivo de úlceras por pressão desempenhar um papel semelhante na disseminação da pressão, o seu principal foco é fazê-lo de forma a evitar danos na pele. Isto significa que o material do colchão é claramente diferente.

Os colchões anti-escaras estão disponíveis em várias configurações, dependendo do risco do utilizador contrair úlceras por pressão e, dependendo da especificação, podem considerar todos os aspetos dos cuidados com a pele como a humidade, calor, circulação do ar, fricção e cisalhamento.

A escolha de um colchão preventivo não deve basear-se apenas no conforto, mas sim nas reais necessidades de saúde do utilizador. No entanto, ao contrário da perceção, isso não significa que tenha de ter uma real necessidade ligada à saúde para comprar um colchão anti-escaras. A gama de produtos é extensa, desde colchões para pessoas em baixo risco até às de alto risco de contrair úlceras por pressão.

Em último caso, se estiver indeciso entre um colchão ortopédico ou um preventivo de úlceras por pressão, o principal é que cumpra com as necessidades do utilizador. Os profissionais de saúde serão sempre capazes de o aconselhar sobre a melhor solução a adquirir, e a Invacare também.