COVID-19: Cuidados na Oxigenoterapia
Pensar que, em tempos de COVID-19, quem está a usar um concentrador de oxigénio está a ser da melhor forma assistido, pode ser uma falácia, caso esses dispositivos não sejam higienizados e desinfetados da melhor forma.
Atualmente, com esta pandemia mundial do coronavírus, tivemos que alterar muitos dos nossos comportamentos habituais, quer ao nível social, quer em termos de higiene. Nesse sentido, é importante alargar esses cuidados aos dispositivos de oxigenoterapia, que usamos no dia-a-dia e que podem igualmente ser uma fonte de contaminação. Pensar que, em tempos de COVID-19,quem está a usar um concentrador de oxigénio está a ser da melhor forma assistido, pode ser uma falácia, caso esses dispositivos não sejam higienizados e desinfetados da melhor forma.
Para o fazer, devemos tomar algumas medidas, de forma a assegurar um ambiente o mais protegido possível, quer seja no domicílio ou em meio institucional. As medidas indicadas de seguida, adequam-se a todos os concentradores de oxigénio da Invacare, principalmente aos concentradores estacionários Perfect O2V e Platinum9, mas também ao concentrador portátil Platinum Mobile:
- Descarte e substitua todos os acessórios, em torno do paciente, que não sejam adequados para uso múltiplo, incluindo, entre outros, cânula nasal, máscara, tubo de oxigénio e humidificador;
- Limpar / desinfetar o dispositivo no exterior e no interior da caixa (compressor, cilindro, etc);
- Verificar / substituir filtros:
→ Filtro de entrada de caixa
» Bloqueia poeiras, cabelos, cotão
(Pode também ser lavado e depois de seco reutilizado)
→ Filtro de admissão (entrada do compressor)
» Protege contra partículas com tamanho até 0,3 µm – com eficácia de 99,97%
(Deve ser trocado se necessário pelo menos 1 vez por ano)
→ Filtro redondo Hepa (interior)
» Protege contra patógenos até 0,3 µm de tamanho – com 99,97% de eficácia
(É imperativo que seja trocado caso o concentrador tenha servido um utilizador infetado. Em caso de dúvidas é melhor ser trocado entre cada paciente)
- Realize manutenções preventivas (de acordo com o manual do utilizador)
Em caso de COVID-19:
- Se o concentrador esteve em contacto com um paciente contaminado com Covid-19:
→ Segundo sabemos atualmente, uma desinfeção completa da superfície e uma troca completa dos filtros serão suficientes
→ Após a desinfeção, isolar o dispositivo pelo menos 72h
- Em caso de dúvida, a nossa recomendação é colocar o concentrador em quarentena pelo menos 6 dias.
Para o ajudar, caso tenha dúvidas em identificar os componentes mencionados, ou como removê-los, pode consultar o manual do utilizador de cada concentrador de oxigénio, em seguida, apenas clicando em cada um:
- Manual de utilizador Platinum Mobile
- Manual de utilizador Perfect O2V
- Manual de utilizador Platinum9
Com estes cuidados, esperemos que fique mais seguro e assim, diminua o risco de contaminação. Não se esqueça que em simultâneo com estas medidas, deve seguir todas as indicações dadas pela DGS e pelo Governo Português.
Mantenha-se protegido, fique em casa!