II Encontro Nacional de Estudantes de Gerontologia e Gerontólogos

"Aging in Place - Gero(comunidade)" é o tema do II Encontro Nacional de Estudantes de Gerontologia e Gerontólogos. Agendado para dia 1 de outubro, o evento decorrerá na Universidade de Aveiro.

De acordo com Filipa Sousa Luz, presidente da Associação Nacional de Gerontólogos, este encontro reúne estudantes de gerontologia e gerontólogos de todo o país, "promovendo o espírito associativo entre os mesmos e proporcionar a oportunidade de conhecer, aprofundadamente, o amplo trabalho desenvolvido pelos gerontólogos em prol de um envelhecimento em comunidade". 


Relativamente ao tema escolhido para esta edição, é considerado como "o mote para uma reflexão ativa acerca da criação de oportunidades (medidas, programas e serviços) que proporcionem o envolvimento das pessoas mais velhas na sua comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade despojada de estereótipos em torno do envelhecimento e das pessoas mais velhas".

O encontro pretende, assim, constituir "um momento único de partilha sobre o trabalho desenvolvido pelos gerontólogos em prol de um envelhecimento na comunidade". Além de assinalar o Dia Internacional do Idoso, a iniciativa afirma-se como "um contributo científico para a reflexão de uma temática cada vez mais atual e complexa do mundo contemporâneo".

Mais info aqui