Dia do Paralímpico na Escola - Gondomar

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) vai estar em Gondomar nos dias 9, 15 e 16 de março, com os Agrupamentos de Escolas Nº1 de Gondomar, Rio Tinto, Santa Bárbara e À Beira Douro num movimento de sensibilização, para os valores do Movimento Paralímpico e para a prática desportiva por todos e que conta com a co-organização da Câmara Municipal de Gondomar.
Da ação fazem parte quatro atividades complementares dirigidas ao público escolar.
Entre 9 e 16 de março, no átrio do auditório Municipal de Gondomar está disponível para a visita uma Exposição sobre o Movimento Paralímpico. Oportunidade para ver retratados atletas e modalidades paralímpicas e Surdolímpicas.
A Ação de Formação terá lugar no Pavilhão da Escola Secundária de Gondomar no dia 9 de março, quarta-feira, entre as 14h30 e as 18h00, consiste na transmissão de processos de ensino-aprendizagem simplificados de algumas modalidades que farão parte da 6º edição do “Dia Paralímpico na Escola”. É por isso, destinado a professores e alunos de área técnica desportiva. As bases das modalidades desportivas que irão ser transmitidas neste dia são para o Atletismo, Boccia, Goalball e Voleibol Sentado.
No dia 15 de março, terça-feira, das 15h00 às 18h00 terá lugar no Auditório Municipal de Gondomar o Colóquio “O Movimento Paralímpico”. Pretende-se que seja um debate e partilha de opiniões sobre o que é a realidade paralímpica, contando para isso com a presença de atletas e treinadores que estarão disponíveis para partilhar a sua história com o público. Estarão presentes a nadadora Renata Pinto, que alcançou nos Jogos Europeus da Juventude a prata nos 100 metros livres e nos 50 metros bruços e o ouro nos 50 metros costas, tornando-se a atleta portuguesa mais medalhada nos Jogos; o atleta de Boccia Fernando Pereira, medalha de prata em pares, nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008; o praticante de Atletismo Cristiano Pereira que bateu o Recorde do Mundo INAS, dos 1.500 m com um tempo de 3.57.70, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta da Federação Portuguesa de Atletismo; o atual coordenador da Federação Portuguesa de Voleibol, Daniel Lacerda. Apesar de ser dirigido ao público escolar, esta ação está aberta a todos aqueles que queiram comparecer e participar neste debate, dirigindo-se assim também, aos pais e à comunidade.
O Movimento do “Dia Paralímpico na Escola” acaba precisamente com o “Dia Paralímpico”, que será no dia 16 de março, quarta-feira, das 8h00 às 13h20 e das 14h00 às 17h00, com a possibilidade de experimentação de algumas modalidades que podem ser praticadas por pessoas com deficiência. Ao todo estão previstas 14 modalidades, distribuídas por três polos desportivos:
Agrupamento de Escolas À Beira Douro – Escola Básica 2, 3 de Medas
  • Badminton em cadeira de rodas, Boccia, Canoagem, Capoeira, Corridas/ Circuito de perícia em cadeira de Rodas, Natação (Piscina Municipal de Medas), Remo, Vela e Voleibol Sentado
Agrupamento Escolas Santa Bárbara - Escola Básica de Fânzeres
  • Andebol em cadeira de rodas, Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Boccia, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol Sentado
Agrupamento de Escolas Rio Tinto – Escola Básica 2,3 de Rio Tinto
  • Boccia, Dança, Goalball, Judo e Voleibol Sentado
Estes três dias servirão para despertar as mentes dos mais novos, do corpo docente que os acompanha diariamente no seu percurso escolar, bem como os pais e comunidade que os rodeia para a importância da inclusão das pessoas com deficiência, oferecendo-lhes por isso um momento de experimentação de algumas das modalidades do desporto para pessoas com deficiência.
Aproveitamos ainda a oportunidade para vos convidar a acompanharem as iniciativas, aguardando a vossa confirmação.